quarta-feira, 23 de maio de 2012

IVAN PINHEIRO ministra palestra em Imperatriz


Palestra  ministrada pelo Secretário Geral do PCB, IVAN PINHEIRO, em Imperatriz-MA, reuniu uma centena de militantes e lideranças do PCB e de partidos outros de esquerda, militantes e lideranças sindicais e populares, trabalhadores, estudantes e professores.

Dia 22 de maio de 2012, no auditório da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) em Imperatriz-MA, Ivan Pinheiro, Secretário Geral do PCB fez palestra sobre “Estratégia e tática na luta pelo socialismo”. Foi um evento bastante concorrido. Fez parte da mesa o representante do PSTU Wilson Leite, o presidente do PSOL no Estado do Maranhão, Haroldo Sabóia e a representante do MST na região tocantina, a Sra. Vânia. Várias lideranças sindicais, representantes de associações de bairros e demais movimentos populares prestigiaram com suas presenças o evento.

Em sua palestra, o Secretário Geral do PCB enfatizou a atual “fase de reconstrução revolucionária do PCB”, caracterizando o Brasil como uma economia capitalista altamente desenvolvida o que não deixa dúvidas de que o principal objetivo estratégico é a luta pelo socialismo. Deixou claro o rompimento com   visões etapistas, nacional desenvolvimentistas, e outras que pregam a “humanização do capitalismo”. Enfatizou que Karl Marx percebeu que o capitalismo tem crises freqüentes, periódicas, oscilando entre crescimento econômico e estagnação, mas que a crise atual é uma crise sistêmica, é uma crise intestina do sistema capitalista onde particularmente a Zona do Euro e EUA, o eixo Imperialista, se contorce para encontrar meios de aumentar a taxa de valorização do capital. Isto repercute em todo o mundo, pois o imperialismo impõe a todos os países uma política de desregulamentação dos direitos dos trabalhadores com o objetivo de reduzir custos com a força de trabalho.

Mencionou que no atual estágio, há alguns países que estão ganhando com a crise, incluindo aí os chamados BRIC, (Brasil, Rússia, Índia e China) mais a África do Sul. Mas que em algum momento a crise também deve tingi-los, tornando a situação ainda mais dramática.

Em sua intervenção, o Secretário Geral do PCB Ivan Pinheiro definiu que o caminho a seguir pelos trabalhadores e todos os explorados é o caminho da revolução socialista, pois não há nenhuma reforma que possa salvar o capitalismo que só explora, oprime, gera insegurança, violência e sofrimento.

Fez ainda a abordagem de vários outros temas que explicitam a estratégia e tática definida pelo PCB em seu XIV Congresso e na Conferência ocorrida em 2011. Discorreu sobre o panorama da realidade brasileira e global, levantando alternativas que podem orientar o movimento dos trabalhadores e demais movimentos que lutam contra a exploração capitalista.

A presença do Secretario Geral do PCB, Ivan Pinheiro, em Imperatriz-MA, foi organizada pelo PCB-Comitê de Imperatriz-MA. Além da palestra proferida à noite no auditório da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão-Campus Imperatriz-MA), foi entrevistado por vários órgãos da imprensa local no período da manhã e à tarde fez reunião com militantes e dirigentes do partido no município e contando ainda com a presença de dirigentes do Comitê estadual do partido, Bené, Josivaldo e Aneri.


Nenhum comentário:

Postar um comentário